08
JUL
2016

Como se destacar no mercado de trabalho

Posted By :
Comments : Off

Nos dias atuais, as empresas estão reduzindo o quadro de funcionários, a fim de recuperar-se da crise. Muitas pessoas que estão procurando uma oportunidade no mercado se perguntam: O que posso fazer para me destacar no meio de tantas pessoas?
É uma missão difícil, atualmente tem muitos profissionais qualificados no mercado de trabalho, mas tem algumas atitudes que você pode tomar, para ser você o escolhido no processo seletivo.
O Portal Administradores listou 10 importantes dicas de como enfrentar o mercado de trabalho de maneira inteligente, transformando cenários turbulentos em simples soluções. Veja a seguir:

1 – Seja ousado
Todos os homens bem sucedidos que conheço, possuem o rugido dos faunos em suas pupilas, ou seja, são valentes, intrépidos e não se rendem por nada, pois, são excepcionalmente teimosos. Em outras palavras, são pessoas perseverantes e jamais permitem que as adversidades tomem conta de seus corações, sejam elas quais forem, desta forma, nunca aceitam uma derrota, pelo contrário, buscam a excelência até o fim de suas vidas.

2 – Seja amigo das pessoas
A inteligência interpessoal é fundamental para qualquer pessoa que quer conquistar espaço no cenário nacional, tendo em conta que, ter bons relacionamentos é a chave para nos mostrarmos para o mundo, usando nossas habilidades para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas. Sendo assim, otimize seu networking, criando uma teia quantitativa e qualitativa de amigos, para que assim, você possa ter um exército do seu lado, pronto para auxiliá-lo em sua “guerra” particular contra seus concorrentes diretos, objetivando criar vantagem competitiva.

3 – Seja um bom comunicador
A comunicação é uma ferramenta singular para que uma pessoa consiga demonstrar suas habilidades para as outras. Desta maneira, tanto a linguagem escrita quanto a verbal, devem ser trabalhadas para que o profissional transmita seus conhecimentos e informações sem que haja empecilhos.

4 – Seja uma pessoa criativa
Um grande profissional cria cenários que inexistem através de sua irreverência e autenticidade, fazendo com que as soluções brotem de suas mentes, mudando ambientes caóticos e trazendo a harmonia de volta para a organização. Em outros termos, quem possui espírito inventivo, tem dentro de si, uma originalidade que faz com que este se destaque dos demais, por conta de sua grande capacidade de gerar coisas novas e de sua enorme habilidade de fugir dos padrões já estabelecidos.

5 – Seja uma pessoa que valoriza a intelectualidade
O conhecimento e a informação devem ser valorizados por qualquer profissional que busca conquistar seu espaço, haja vista, que ter uma bagagem sólida é um dos segredos para se dar bem no mercado. A leitura, a participação em cursos, palestras, seminários e treinamentos, a troca de informações com pessoas experientes, o aprendizado com as próprias experiências (erros e acertos), a seletividade dos canais de absorção de informação, são atitudes imprescindíveis para que uma pessoa tenha capacidade de executar de forma plausível todas as suas atividades.

6 – Seja uma pessoa humilde
Muitas pessoas sofrem por serem orgulhosas, deixando de aprender todos os dias com as outras pelo fato de pensarem que já sabem tudo (zona de conforto). Desta forma, elas se fecham e param de crescer, desperdiçando tempo e sofrendo as consequências dessa pífia atitude. Portanto, seja humilde, busque aprender sempre e com o maior número de pessoas possíveis, para que assim, você possa ser alguém que possui ânsia pelo saber e total compromisso com a própria evolução.

7 – Seja auxiliado por alguém
Ter um mentor é fundamental para que você tenha um planejamento eficiente e eficaz de sua carreira, se antecipando as variáveis do ambiente e criando estratégias inteligentes para lograr êxito perante sua trajetória profissional. Em outros termos, é necessário ter um norte, um caminho a seguir, destarte, precisamos de alguém que ostente experiência pratica nessa questão, para que este alguém possa externar para nós algumas “regras do jogo”.

8 – Seja um estrategista
Você deve pensar e agir estrategicamente. Muitas pessoas tomam atitudes sem nenhuma reflexão, agindo erroneamente e sofrendo exacerbadamente por isso. Logo, devemos ter prudência e organização, mapeando o ambiente, de forma a criarmos um plano eficiente para segui-lo a risca, disciplinadamente. O que estou querendo dizer é o seguinte: é necessário ter um objetivo de vida e planejar de forma inteligente, quais são os meios que iremos precisar para atingi-lo, aumentando nossas possibilidades de vitória através de nosso plano.

9 – Seja determinado

Crie um sonho e lute para realiza-lo, simples assim. É importante que ele seja possível de realizar, ou não (talvez o céu não seja o limite, mas apenas o começo para você), tudo isso dependerá de como você se enxerga ao olhar no espelho, ou seja, ao ver refletido o seu reflexo, qual é a imagem que você tem de si mesmo? É a imagem de um colosso: forte, poderoso, imponente e capaz de mudar o mundo ou, é de um ser medíocre: fraco, melancólico, covarde e predestinado a ser um fracassado por toda a sua existência? Mas, cuidado com a sua escolha (pois, nós escolhemos quem queremos ser), ela comprometerá todo o seu futuro e afetará todas as outras pessoas que estão ao seu redor. Walt Disney escolheu o inalcançável, afirmando o seguinte: “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.” Sendo assim, eu sugiro que escolha o caminho utópico, pois, além de ser o local dos gênios se encontrarem é também o único lugar onde a mediocridade não adentra.

10 – Seja alguém que busca a excelência constantemente
Você deve buscar melhorar um pouquinho todos os dias. Os vencedores possuem suas vidas pautadas na melhoria contínua de suas competências, se desenvolvendo constantemente para executar os processos em alto nível, portanto, que possamos otimizar nossas capacidades para podermos ser reconhecidamente competentes nesse cenário competitivo e volátil do qual fazemos parte.
Fonte: Administradores

Sobre o Autor